Governança Corporativa tem como princípios fundamentais a responsabilidade corporativa, transparência, prestação de contas e equidade, tendo na ética e na integridade valores importantes.
A PDA entende e vem buscando formas de fortalecer sua governança, objetivando adotar boas práticas de mercado, em linhas com os quatro pilares descritos, seja por meio da maior formalização de suas normas, políticas e procedimentos, implantação de um Conselho Consultivo, instituir uma função de Controladoria, considerar ter suas demonstrações contábeis auditadas por auditoria independente, iniciativas no campo de responsabilidade corporativa e prover maior transparência de suas ações, além de fortalecer a comunicação com os principais stakeholders (partes interessadas). Tudo isso, deverá ser devidamente planejado, considerando os estágios de maturidade e crescimento que a empresa vem tendo.
De qualquer forma, uma das premissas importantes para o fortalecimento da Governança consiste em ter um claro entendimento do ecossistema de riscos da PDA, tarefa essa que foi concluída em um estudo preliminar, mas que deve ser revisitada e buscar maior engajamento de toda a empresa, vis a vis as a dinâmica dos negócios, mundo em constante transformação, pressão cada vez maior dos agentes reguladores, além obviamente do crescimento orgânico planejado.
A PDA tem pleno conhecimento destes riscos e está buscando implementar boas práticas de gerenciamento de riscos, mediante o emprego de metodologia reconhecida internacionalmente, a exemplo do COSO.
Dentro de uma visão alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a PDA também vem discutindo como pode agregar iniciativas transformadores no universo em que interage, considerando os seus principais stakeholders, diretos e indiretos.
Essa narrativa surge como a necessidade de se posicionar como uma empresa diferenciada, preocupada não apenas em atender de forma excepcional as demandas de seus clientes, mas também de contribuir com as demandas de um mundo em constante transformação, altamente impactado por uma pandemia sem precedentes, pela presença de colaboradores de distintas gerações, com pautas cada vez mais complexas e níveis de tolerância difíceis de serem mensurados em uma única escala, apenas para ilustrar alguns exemplos.
Para tanto, deverá ser conduzido um estudo mais aprofundado sobre o tema, considerando, por exemplo, uma chamada para um engajamento de stakeholders, definição de materialidade e análise das externalidades, além da definição de uma abordagem de reporte de sustentabilidade, ainda que de forma simplificada no início dessa jornada.